quarta-feira, 9 de março de 2011

Bacalhau com natas

Há muitas receitas de bacalhau com natas...a minha é assim:

 
500gr de bacalhau
650gr de batatas
1 dl de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres sopa de farinha de trigo
0,5 l de leite quente
1 colher sopa de pão ralado
200 ml de natas
sal, pimenta, noz moscada q.b.
1 colher sopa de mostarda
1 gema de ovo
sumo de 1/4 de limão

Coza o bacalhau previamente demolhado, tire-lhe as espinhas e as peles e faça-o em lascas. Descasque as batatas, escorra-as e corte-as em cubos pequeninos com cerca de 1,5cm de lado, frite-as mas de modo a não ganharem cor.
Descasque as cebolas em rodelas finas e os dentes de alho picados e leve ao lume num tacho com o azeite, vá mexendo até ficarem sem cor. Depois junte o bacalhau e as batatas. Mexa tudo sobre o lume, retire e deite num tabuleiro.

Vamos agora ao molho:
Num tacho, leve ao lume a margarina a derreter, junte-lhe a farinha, mexa bem e junte-lhe o leite quente, aos poucos e sem parar de mexer ( se ganhar grumos desfaça-os com a varinha magica), adicione depois as natas, mexa bem até levantar fervura e retire do lume. Tempere de sal, pimenta e noz moscada, junte-lhe a gema e o pão ralado, mexa bem e espalhe sobre o bacalhau.

Leve ao forno forte até alourar.
Sirva quente.
Bom apetite!!!

2 comentários:

  1. Olá Sandra
    Vim conhecer este seu novo cantinho, é uma tentação, fiquei com agua na boca eu sou muito gulosa, adorei tudo vou voltar muitas vezes, hoje vou fazer a quiche, obrigada por partilhar conosco estas deliciosas receitas,parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Pois foi pena já ter encomendado o cozido aqui no restaurante em frente á clínica senão ía comer o teu belo bacalhau com natas hummmm que delícia.

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar